Qual país já controlou a covid -19?  5 países que dão o exemplo

Com a vacinação avançando pelo país, controlar a covid -19 deixa de ser um sonho distante e passa a ser uma meta,  já alcançada por alguns países que vem dando o exemplo. Veja agora qual país já controlou o covid.Nova Zelândia

Desde o início da pandemia a Nova Zelândia se destaca entre todos os países do mundo pelas suas medidas contra a Covid-19. Dentre elas, a combinação de uma gestão rígida e o apoio da população ao  isolamento social. Segundo um estudo local, o lockdown foi apoiado por 92% da população. O resultado destas medidas se vê em números, onde desde março de 2020, quando a OMS declarou pandemia mundial, o país registrou 2.855 casos e 26 mortes.

Austrália

E não é preciso ir muito longe para ver outro exemplo dando certo, no caso da vizinha Austrália. O sucesso também se deve ao  lockdown . Onde qualquer cidade que apresente ao menos um caso de covid adota um pequeno lockdown de cinco dias para conter qualquer avanço da doença  no país.  Com isso, as outras  cidades seguem com vida normal.

Os números apontam 32.755 casos e 916 mortes, contabilizados desde o início da pandemia até agora.

Cuba

Mesmo com diversos problemas sociais, Cuba também merece destaque como um dos países que já conseguiram controlar o avanço da Covid-19.

Dentre as medidas a serem destacadas estão a testagem massiva dos cidadãos,  o rastreio de contágio e o  isolamento estratégico.

Assim, Cuba conta com  316 mil casos e 2.203 mortes registradas.

Ruanda

Já no continente africano,a  Ruanda usou a tecnologia como aliado para contenção de casos. O país conta com robôs atuando na linha de frente auxiliando a equipe de  profissionais de saúde do país em centros de tratamento contra a Covid-19.

Além da tecnologia usada na linha de frente, a vacinação para  todos também  é destaque.

O país disponibiliza teste e vacina para todos, desde residentes como também  estrangeiros.  Como resultado Ruanda apresenta um total de 61.375 infectados e 704 mortos desde o início da pandemia.

Tailândia

Já na Tailândia, o destaque fica por conta das ações dos agentes de saúde nas grandes cidades  do país. Onde milhares de agentes foram de casa em casa  verificar temperatura, distribuir máscaras e informativos sobre como lidar com o vírus da Covid. Evitando assim o contágio e a desinformação.

Desde o início da pandemia até o momento são 468 mil casos e 3.811 mortes registradas.

Embora sejam países muito diferentes, podemos notar que é possível conter o avanço da doença com medidas simples como o distanciamento social, o rastreamento em casos de contágio,  uso de máscaras. Além de políticas sociais que permitiram o isolamento da população e estratégias de comunicação para a prevenção.