Tudo sobre a profissão de medicina veterinária

De fato a medicina veterinária é voltada aos cuidados com os animais.

Na verdade, trabalhar em uma clínica veterinária é uma das grandes possibilidades de atuação profissional, pois a indústria pet está passando por todas as crises no Brasil ela ainda continua faturando.

No entanto, isso não é tudo que o veterinário faz. O campo de atividade inclui dezenas de profissões que permitem o contacto com grandes e pequenos animais, também selvagens e domésticos, bem como trabalhos com enfoque na saúde pública e no controlo dos produtos de origem animal.

Afinal, o que faz um veterinário?

 

Os veterinários têm o compromisso de manter a saúde e o bem-estar dos animais selvagens e domésticos, pesquisando e tratando as doenças que os afetam. Profissionais bem treinados são pessoas versáteis, que podem detectar problemas e promover a saúde animal, e conscientizar as pessoas de que devem respeitar todas as espécies que vivem em nossas casas e no mundo natural.

No entanto, a carreira é muito extensa, e o médico veterinário também tem o compromisso de manter a saúde pública e acompanhar a etapa de produção de commodities de origem animal consumidas pela população.

Por ser responsável por verificar a qualidade e a higidez dos produtos produzidos, o profissional tem muito envolvimento com a segurança nacional.

Além disso, também pode controlar doenças zoonóticas – aquelas doenças transmitidas de animais para humanos, como a gripe suína e a febre aftosa, sempre beneficiaram a sociedade. Portanto, o médico veterinário constitui um complexo de atividades sociais e econômicas no país.

Como você pode ver, qualquer pessoa que opte por seguir essa carreira é movida pelos ideais de amor e força. Para exercer qualquer uma dessas funções, o médico veterinário deve ser graduado em medicina veterinária e também estar registrado no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) de seu estado.

Mercado de Trabalho para o veterinário

 

Acabamos de mencionar todas as coisas que o veterinário é qualificado para fazer, você pode imaginar o quão amplo é o mercado de trabalho para esse profissional, certo?

Ao final do curso, os recém-formados poderão prestar assistência clínica e cirúrgica a animais domésticos e silvestres, bem como cuidar da saúde, nutrição e reprodução de rebanho e gado.

Seus conhecimentos também lhe permitem atuar na área de saneamento ambiental e sustentabilidade ambiental, como inspetor na indústria de produtos de origem animal e na produção de produtos farmacêuticos e veterinários.

Além disso, atua em clínicas de pet shop, instituições dedicadas à alimentação animal e à agricultura.

Salário de um Veterinário

 

A Lei nº 4.950-A de 1966 estabeleceu o salário mínimo para veterinários, agrônomos, químicos, engenheiros e arquitetos. Segundo ela, esses profissionais deveriam receber no mínimo seis salários mínimos em uma jornada de trabalho de seis horas.

Para quem trabalha oito horas, a taxa sobe para 8,5 do salário mínimo. Vale ressaltar que você deve ter cuidado na hora de negociar, pois muitas empresas não atendem a esse requisito.